15 de abr. de 2009

LEITURAS
«Os Mais Belos Contos de Grimm»



Na Biblioteca temos disponível para leitura a obra «Os mais belos contos de Grimm».

Mas...quem foram os Irmãos Grimm?
Jacob e Wilhem Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha, respectivamente em 1785 e 1786. Um foi bibliotecário, outro professor. Trabalharam sempre juntos e colaboraram em várias obras.
Viajaram a pé, pelo seu país, com o objectivo de fazer uma recolha dos velhos contos tradicionais. Só depois de ouvirem a mesma história repetidas vezes e de a saberem quase de cor é que a registavam por escrito, procurando ser fiéis à versão original.
O primeiro volume dos seus contos foi publicado em 1812 e inclui quarenta histórias, algumas das quais muito conhecidas e apreciadas em todo o mundo, como por exemplo: A Casinha de Chocolate, A Guardadora de Patos, O Chapelinho Encarnado, Branca de Neve, Os músicos de Bremem e a Gata Borralheira.
Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões! As bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias serviam como um alerta para as crianças se afastarem de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo. De qualquer modo, nas histórias dos irmãos Grimm, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Não é sempre que isso acontece na vida real, mas na fantasia dos irmãos Grimm quem merece sempre ganha um final feliz.

Para saberes mais sobre a vida e obra dos Irmãos Grimm faz uma pesquisa no Google ou clica em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/cinema/dossier/cinderela/grimm_biografia.htm.


Para leres ou ouvires ler alguns contos dos Irmãos Grimm http://nonio.eses.pt/contos/.

Nenhum comentário: