15 de abr. de 2009

LEITURAS
«O Principezinho»
A fábula Le Petit Prince (O Principezinho), foi escrita por Antoine de Saint-Exupéry , um aviador e escritor francês, que nasceu em 1900, em Lyon.



Na obra «O Principezinho» um piloto é forçado a aterrar de emergência no deserto, onde encontra um rapazinho, que se revela ser um príncipe de outro planeta. O principezinho conta-lhe as suas aventuras na Terra e fala-lhe da preciosa rosa que possui no seu astro natal. Acaba, no entanto por ficar desiludido ao saber que as rosas são bastante comuns na Terra e é aconselhado, por uma raposa do deserto, a continuar a amar a sua rosa rara. O principezinho regressa ao seu próprio planeta, tendo, contudo, encontrado um sentido para a sua vida.

Antoine de Saint-Exupéry desapareceu em 31 de Julho de 1944 depois de ter descolado da ilha da Sardenha no seu avião, em missão de reconhecimento. Nunca chegou ao destino no Sul de França. Restam dúvidas quanto às possibilidades de ter sido abatido, ter tido uma falha técnica ou cometido suicídio.

Se quiseres obter mais informações sobre a vida do escritor e autor das ilustrações da obra «O Principezinho» pesquisa em:
Antoine de Saint-Exupéry. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-04-15].Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$antoine-de-saint-exupery
Para leres deixamos-te a versão de «O Principezinho» com ilustrações feitas pelo autor do texto:

Saint-Exupery - O Pequeno Principe [VERSÃO ILUSTRADA api_user_11797_amandikaloka Comum versão ilustrada do clássico de Antoine Saint-Exupery

Outras fábulas
Se gostaste de «O Principezinho» podes ler fábulas de outros autores disponíveis em http://nonio.eses.pt/fabulas/

Nenhum comentário: