3 de mai. de 2018

Crítica literária: «Um dia»

Dentro do livro «Um Dia» de de Morris Gleitzman, da Editora Fábula (ISBN: 97898970757802017) encontrámos, na Biblioteca Escolar da Escola Básica 2,3 de Quinta da Lomba, uma carta dirigida aos leitores deste livro que não resistimos a publicar:

Barreiro, 18 de abril de 2018
Querida pessoa que está a ler este livro, espero que tenhas ficado tão impressionada com o final como eu!
Pergunto-me várias vezes qual terá sido a necessidade de tudo isto e impressiono-me também várias vezes com o modo como algumas delas (pessoas, recordações) sobreviveram.
Não me canso, e espero nunca me cansar, de observar os outros e ver o seu otimismo interior.
Sendo assim, impressionada por esta simples criança que nunca chorou, nas complicadas situações a que a sua imaginação a guiou penso que devemos aproveitar a mínima situação da vida que, atualmente, pode ser a coisa mais complicada de ser feita.
Gostava portanto que o fizesses, que lutasses para dar essa capacidade maravilhosa a mais pessoas e que lutasses pelos teus objetivos sem a timidez, que por vezes a mim me faz errar, mas isso é humano, e enquanto for permitido vou tentar superar a timidez e acreditar que o Mundo vai ser um lugar melhor.

Uma rapariga que frequenta o 7º E no ano letivo 2017/2018

P.S.: Nunca te esqueças que quem planta um jardim tem de acreditar no amanhã.
 

Nenhum comentário: