13 de mar. de 2012

COASTWATCH 2012
PROJETO EUROPEU TEM COORDENAÇÃO REGIONAL
«PROTEGER, PROMOVER, SENSIBILIZAR É MOTE DA 22ª CAMPANHA»
Cerca de 40 de alunos da Escola Básica de 2º e 3º ciclo da Quinta da Lomba participaram, a 1 de março, na monitorização de uma faixa ribeirinha do Concelho do Barreiro. Zona do Polis (freguesias da Verderena e de Santo André) e o Terminal Fluvial (no Barreiro), foram objeto de observação por parte deste grupo de voluntários.
Como habitualmente, esta ‘saída de campo’ integrou, para além da observação, o preenchimento de um questionário que se revela essencial. É através dele que os participantes registam ‘in loco’ o estado em que se encontra a frente ribeirinha do Concelho.
Para além da monitorização e recolha da informação, o Coastwatch tem pretendido, de edição, para edição, alargar a sua influência a outras áreas diretamente relacionadas com a consciencialização e a educação ambiental. E este tem sido, também, o papel desempenhado pelos técnicos do Município que acompanham as ‘saídas’ e fomentam a participação ativa da comunidade.

Alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação direta tem sido um dos principais objetivos do projeto europeu Coastwatch que vai, já, na sua 22ª edição. A Câmara Municipal do Barreiro, que integra o projeto desde 2004, voltou a assumir, pelo oitavo ano consecutivo, a coordenação regional, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental. A Campanha está a decorrer até 21 de março.
A quase totalidade dos 22 quilómetros de faixa costeira do Barreiro foi, faseadamente, percorrida. A somar à EB 2/3 da Quinta da Lomba, participaram no Coastwatch 2012 a Escola Secundária Augusto Cabrita, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, o Agrupamento de Escuteiros 927 de Santo André e a Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB).

Nenhum comentário: