29 de jan de 2016

Projeto “Conhecer a Guerra Defender a Paz” 2015/17

No dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das vítimas do Holocausto, decorreu a sessão inaugural do Projeto “Conhecer a Guerra Defender a Paz”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.
Durante esta sessão, e 71 anos após a libertação do campo de concentração e extermínio Nazi “Auschwitz”, realizou-se a Conferência de abertura “Do Holocausto Nazi aos Novos Holocaustos”. Este foi o tema da Conferência conduzida por Irene Pimentel, Mestre e Doutora em História Institucional e Política do Século XX, Prémio Pessoa, 2007.
O Projeto “Conhecer a Guerra Defender a Paz” é um projeto concelhio, destinado às Escolas, à Comunidade Escolar e à Comunidade em geral. Têm características multidisciplinares e intergeracionais, integra ações diversificadas no âmbito da história, filosofia, ciências sociais, literatura, música, cinema, teatro, artes plásticas, e outras.Ao longo dos dois anos, pretende-se uma ampla reflexão sobre a temática da Guerra; contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania pela Paz e promover uma cultura para a Paz.

No âmbito do Projeto Ler+ Jovem, os alunos do Clube de Teatro da Escola Secundária de Santo André apresentaram várias leituras dramatizadas, com o tema da guerra.

Nenhum comentário: