1 de fev. de 2018

Dia Escolar da Não violência e da Paz

No dia 30 de janeiro, festejou-se o Dia Escolar da Não violência e da Paz, porque neste dia, em 1948, foi assassinado um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos Mahatma Gandhi. Com o Pré -Escolar, os 1ºs e os 2ºs anos de escolaridade foi trabalhado o livro "O Monstro das Cores", onde os alunos relacionaram as emoções/sentimentos às cores. Com os alunos dos 3ºs e 4ºs anos de escolaridade, foi trabalhado o livro "A casa grande", do autor João Manuel Ribeiro. Depois da leitura desta história que começa assim: «Um dia, um homem teve o sonho de construir uma Casa Grande, sem portas nem janelas, onde pudessem morar os homens e mulheres de todas as línguas, cores, raças, religiões e latitudes» . Foram trabalhados temas com a tolerância; a solidariedade, a partilha, o respeito,.... Na hora do recreio os alunos escreveram palavras de Paz, no moinho que simbolizou "A Nossa Casa Grande" e prenderam balões e fitas brancas na rede da escola.»


Depois da leitura da história, na Biblioteca Escolar, "O Monstro das Cores", os alunos da sala verde também fizeram os seus monstros.


2 comentários:

Carmem-Amada de Jesus disse...

Ola. Eu queria esses monstrinhos do sentimento. Como faço pra imprimir? Desde ja agradeço a colaboração.

IPedroso disse...

Boa tarde, para imprimir pode, usando o botão direito do rato, copiar a imagem para o seu computador e depois é só imprimir do tamanho que desejar.