🎃 Por que se celebra o Halloween?
Há muitos e muitos anos, antes mesmo de existirem escolas, carros ou eletricidade, vivia na Europa um povo chamado celta. Os celtas acreditavam que, na noite de 31 de outubro, o mundo dos vivos e dos espíritos se encontrava. Essa noite chamava-se Samhain (lê-se “sáuin”) e era uma forma de dizer adeus ao verão e dar as boas-vindas ao inverno.
Os celtas acendiam fogueiras, usavam máscaras e faziam festas para afastar os espíritos maus e homenagear os bons. Com o tempo, essa tradição misturou-se com o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), uma festa cristã que celebra pessoas boas e santas. Foi daí que surgiu o nome Halloween, que vem de All Hallows’ Eve — ou seja, Véspera de Todos os Santos.
Hoje em dia, o Halloween é celebrado com:
- Fantasias divertidas (bruxas, monstros, super-heróis…) 
- Doces ou travessuras (as crianças batem às portas e pedem guloseimas. Se não lhes derem nada pregam uma partida qualquer,) 
- Abóboras iluminadas (chamadas Jack-o’-lanterns) 
- Histórias de mistério e brincadeiras assustadoras 
Mas o mais importante é que o Halloween é uma festa de imaginação, partilha e diversão. É uma forma de brincar com o medo, aprender sobre tradições antigas e estar com os amigos.
✏️ Curiosidades:
- As abóboras eram originalmente nabos.
- Em países como Irlanda e Escócia, o Halloween é celebrado há mais de 2000 anos!
- No Brasil e em Portugal, a festa ficou popular por causa dos filmes e escolas de línguas.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário